O malabarismo através da história

Há quanto tempo existe o malabarismo? Em uma tumba de um príncipe egípcio existem hieróglifos que mostram um grupo de mulheres fazendo malabarismo de lançamento. Os arqueólogos acreditam que a tumba foi construída entre 1994 e 1781 a.C. Até agora, esta é a mais antiga pintura de malabarismo já encontrada.

egyptian jugglers
A imagem está em domínio público
O trabalho artístico de uma tumba egípcia mostrando um grupo de malabaristas

As artes de Tebas, Grécia, Roma, Índia e Europa mostram malabaristas fazendo truques complexos. Anotações sobre malabaristas vêm desde 400 a.C. Uma antiga menção no Talmud descreve Rabbi Shimon ben Gamaliel, que podia fazer malabarismo com oito tochas de uma vez. Malabaristas também podem ser encontrados na antiga literatura irlandesa e norueguesa.

Na Roma antiga, parece que as pessoas consideravam muito os malabaristas. Um pouco depois, os malabaristas passaram por tempos difíceis. As pessoas começaram a considerá-los artistas imorais e trapaceiros. Anotações comparavam malabaristas com mágicos e bruxas, referindo-se a eles como manipuladores corruptos.

No período medieval, os malabaristas voltaram a ser populares na literatura e na arte. Artistas desenhavam malabaristas lançando um número improvável de tochas ou facas. Os malabaristas também eram cantores e mágicos, porque ser malabarista era o mesmo que ser um artista completo, e muitos deles ganhavam a vida viajando de uma cidadezinha até outra. O conselho de Nuremberg, na Alemanha, empregava um malabarista não apenas como artista, mas também como professor. O malabarismo havia se livrado de sua reputação desonrosa.

A partir do fim de 1700, o malabarismo também se tornou uma apresentação importante nos circos. Muitos palhaços incorporaram o malabarismo em suas apresentações, e as duas formas de entretenimento começaram a se juntar na mente do público. Malabaristas modernos costumam reclamar que o público considera o malabarismo como uma forma de entretenimento de circo.

wc fields
A imagem está em domínio público
W.C. Fields começou sua carreira na indústria

de entretenimento como malabarista

O malabarismo também teve um papel importante no entretenimento dos espetáculos de variedades no fim de 1800 e início de 1900. Um malabarista desses espetáculos, chamado W.C. Fields, mais tarde ficou famoso por seu humor negro e seu comportamento irritadiço em vários filmes. Quando os espetáculos de variedades perderam a popularidade e os circos se tornaram mais raros, os malabaristas começaram a desenvolver seus próprios espetáculos, a se apresentar nas esquinas ou a se tornar matemáticos.

Em 1947, numa convenção do International Brotherhood of Magicians (Grupo Internacional de Mágicos), um grupo de malabaristas decidiu que o mundo precisava de uma organização apenas de malabarismo. Eles fundaram a International Juggling AssociationIJA (Associação Internacional de Malabarismo) e tiveram seu primeiro festival independente em 1948. A partir de 1969, a IJA organizou campeonatos de malabarismo. As competições, depois, incluíram divisões para qualidade da apresentação, quantidade de objetos e apresentações individuais e em grupo. Em 2000, o malabarista Jason Garfield fundou a World Juggling Federation (Federação Mundial de Malabarismo), uma organização com o objetivo de assegurar a cobertura televisiva das competições de malabarismo. Hoje em dia, canais esportivos como o ESPN transmitem as competições de malabarismo para expectadores do mundo inteiro.

Segue vídeo divulgado pela World Juggling Federation, do ultimo campeonato de malabarismo, ocorrido em Springfield. Illinois – E.U.A., no período de 5 a 10 de Julho de 2011.

Anúncios

Sobre Grupo CurArte

"A vida é como uma Corda Bamba, onde para atravessa-la com segurança, basta olhar para um ponto de LUZ fixo e distante a sua frente, concentrar-se, acreditar que consegue chegar e começar a caminhada.... No caminho virão desequilíbrios, balanços e tropeços, quedas, pulos e saltos... mas se fores determinado, tiver fé e colaborativismo com seus semelhantes, chegarás com muitos méritos até o ponto estabelecido por você... E lembre-se sempre de voltar até o ponto inicial, para ajudar na jornada de quem vem logo atras na caminhada..."

Publicado em 12 de agosto de 2011, em Malabarismo e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Seu comentário foi enviado aos administradores. Será avaliado e se pertinente ao assunto, será liberado para a postagem requerida.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: